A ingestão diária de frutas, legumes e verduras está associada a um risco menor de morrer precocemente. Esse hábito diminui em 12% a possibilidade de morte por doenças cardiovasculares, 10% por cancro e 35% por problemas respiratórios.
1 - Faça sopa
Por alguma razão lhe chamam o "super-alimento". A sopa é uma das melhores maneiras de garantir que comemos bastantes hortícolas. Comece a refeições (almoço e jantar) com uma sopa feita em casa.
Pode preparar uma panela para cada dois dias, de maneira a poupar trabalho, mantendo, ao mesmo tempo, as propriedades deste rico alimento.
2 - Encha o prato do que lhe faz bem
Metade do prato deve ser preenchido com hortícolas. Desde saladas a uma boa porção de legumes cozinhados, são muitas a opções para se saciar de uma maneira saudável. Por exemplo: saladas com com mix de alfaces, rúcula ou agrião e fruta, couve-flor assada, brócolos ao vapor ou um mix de vegetais salteados, são ótimos acompanhamentos.
3 - Organize o frigorífico
Ao comprar fruta e verduras, coloque-os bem visíveis no frigorífico, de maneira a aumentar as probabilidades de os consumir, evitando também o desperdício.
Também pode preparar misturas de fruta lavada e cortada para levar consigo para o trabalho ou atividades de lazer. São um snack refrescante e super nutritivo.
4 - Planeie
Poupe trabalho e tempo cozinhando parcialmente alguns legumes e parando a cozedura de imediato num banho de água e gelo. Reserve no frigorífico, onde duram alguns dias, para estarem sempre prontos a acrescentar a uma sopa ou massa, saltear ou grelhar. Como alternativa, também os pode lavar, cortar e congelar, para manter as suas propriedades durante mais tempo.
5 - Experimente novos batidos
Talvez lhe pareça estranho, mas vá por nós: cenouras, couve, beterraba, espinafres e outros legumes combinam bem com fruta, quando misturados numa liquidificadora. Aproveite legumes congelados e junte-lhes frutos vermelhos, ananás ou maçã, por exemplo. Prefira batidos em vez de sumos, uma vez que os batidos incluem a polpa, rica em fibras.